mormon.org Mundial
Henrique Barreto: estudante, missão, missionário, engenharia, filho, amigo, Mórmon.

Oi, eu sou Henrique Barreto

Sobre mim

Sou um estudante de engenharia elétrica que está trancando a faculdade para ir servir uma missão de tempo integral na Missão Brasil Campinas. Gosto muito sair com os meus amigos para tocar violão e cantar! É algo que eu poderia ficar fazendo por horas sem problema. Toco um pouco de violino, e acabei virando fã de musica clássica, mesmo gostando de mpb, pop, rock e até sertanejo! Também gosto de jogar futebol, vôlei e gosto também de natação e um pouco de musculação! Tento sempre achar algum tempo pra poder praticar essas atividades, mesmo quando estou com pouco tempo. Um grande passatempo meu é o cinema! Eu também ficaria horas ( e as vezes, quando tenho tempo, fico) vendo filmes e mais filmes! Uma dos meus maiores interesses é a ciência! A física, química, e o jeito que tudo isso se relaciona com nós na tecnologia e no próprio funcionamento do mundo me fascina, talvez por isso eu decidi seguir a carreira de engenharia! Me intriga muito o jeito que a ciência se relaciona com a religião, e como grandes cientistas como o próprio Einstein afirmam isso!

Por que sou mórmon?

Desde nascido a igreja fez parte da minha vida. Como meus pais já conheciam o evangelho antes de eu nascer, fui criado em casa com ensinamentos centrados em Deus e seu Plano de Felicidade. Desde criança eu tinha um testemunho, mesmo pequeno, de que a igreja mórmon era do Senhor. Na minha adolescência comecei a procurar saber melhor por mim mesmo as coisas que meus pais me ensinavam. Decidi ler o Livro de Mórmon sozinho. Ao estudá-lo e tentar aplicar o que aprendia em minha vida, comecei a notar como eu passei a ser mais feliz! Ficou muito claro para mim que o Livro de Mórmon era bom, vinha de Deus, e que por meio dele eu poderia me tornar mais como Jesus Cristo, nas pequenas coisas do dia a dia. Sendo o Livro de Mórmon a palavra de Deus, pude aumentar meu testemunho da restauração da plenitude do evangelho nessa última dispensação, e conhecer melhor a felicidade verdadeira em sua vida, baseada em Deus e em nossas famílias. Este evangelho é pura alegria, e é a melhor e única maneira de nos tornarmos quem Deus espera que nos tornemos aqui na terra, e é por isso que eu sou mórmon!

Histórias Pessoais

Por que os mórmons saem em missão?

Existem muitos motivos pelos quais os mórmons saem em missão. Um deles é a responsabilidade de todo aquele que foi advertido sobre o evangelho: " todo aquele que for advertido deverá advertir seu próximo" (DeC 88:81). Outro motivo é que a missão é um mandamento para os homens. (DeC 36:6). Existem muitos motivos, exemplos e escrituras que fazem um mórmon servir uma missão, mas o mais simples e mais sincero para mim é o de compartilhar. Quando recebemos o evangelho e o vivemos, nos passamos a ser mais felizes, temos mais paz na nossa casa, na nossa convivência com o nosso próximo, com Deus e principalmente: com nós mesmos. Algo natural de alguém que encontra seu propósito na vida e essa paz e amor interior é querer que todos saibam dela! Um grande exemplo disso é Paulo. Paulo perseguia a igreja de Cristo, e após se arrepender a passar a viver o evangelho, ele saiu para a sua missão. Ele pregou por 30 anos porque ele queria que todos se aproximassem do Salvador como ele tinha se aproximado. Ele queria que todos sentissem a mesma felicidade que ele sentia. Nós, mórmons , saímos em missão porque queremos que o mundo saiba da felicidade que encontramos ao estudarmos o Livro de Mórmon. Queremos que o mundo saiba que as bençãos das ordenanças do sacerdócio estão novamente na terra. Queremos que as pessoas que as famílias podem ser eternas. Que Deus vive e que nos ama, porque somos seus filhos. Queremos que as pessoas saibam que alguém chamado Jesus Cristo sofreu todo tipo de aflição, dores e pesares para que cada um de nós pudesse voltar a viver com Deus. Queremos que elas saibam que podem ser limpas de seus pecados. Queremos que as pessoas saibam das bençãos da retidão e da obediência! Queremos que as pessoas saibam que podem ser mais felizes do que nunca, assim como somos! É por isso que eu, um mórmon, sairei em missão!

O que é esperança e o que vocês esperam?

A esperança é um dom de Deus. É o dom de esperar que algo aconteça, confiando e acreditando com uma expectativa de que algo irá se realizar. Nós mórmons esperamos que sejamos abençoados ao vivermos os ensinamentos de Jesus Cristo. Esperamos alcançar a estatura espiritual de Cristo por meio do evangelho, em meio a uma vida com dificuldades, dúvidas e desafios aqui nesta terra. Esperamos fazer o que Deus espera que façamos, e esperamos nos tornar quem Deus espera que nos tornemos.

Como podemos desenvolver mais harmonia em nosso lar?

Estudar o Livro de Mórmon e orar pessoalmente e em família ajuda o Espírito do Senhor a habitar em nosso lar. Por meio do Espírito Santo, é efetuada uma mudança em nós. Em Mosias 5:2, lemos : "Sim, acreditamos em todas as palavras que nos disseste e também sabemos que são certas e verdadeiras, por causa do Espírito do Senhor Onipotente que efetuou em nós, ou melhor, em nosso coração uma vigorosa mudança, de modo que não temos mais disposição de praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente." Este povo teve essa mudança de coração porque um rei muito justo,chamado Benjamin, tinha pregado a palavra de Deus para eles e o Espírito Santo estava com eles. Se o nosso lar for centralizado no evangelho, teremos o Espírito Santo conosco, e ele poderá efetuar em nosso coração a mesma mudança que efetuou no povo do rei Benjamin. Assim, teremos a disposição de praticar somente o bem continuamente, e nosso lar terá harmonia e boas obras, por causa de uma mudança de coração!

Como vivo minha fé

Frequento a minha ala atual há muitos anos. Por esse motivo tenho um grande amor pelas pessoas que me ensinavam aos domingos na igreja e nas atividades semanais. Elas sempre me ensinaram, seja por palavras ou por exemplo. Assim, sempre tive amigos da igreja. Isso me ajudou a viver minha fé, sendo que a amizade muitas vezes serviu para me fortalecer no evangelho. Na minha ala sempre tive a oportunidade de servir. Esse serviço na maioria das vezes eram coisas pequenas, como preparar, distribuir e abençoar o sacramento, ajudar a fechar portas e janelas. Também pude servir por meio da organização de aulas que eu e meus amigos que estamos nos preparando para servir uma missão planejamos. Servir na igreja sempre foi um privilégio! Sempre me sentia bem quando algum líder meu pedia alguma coisa e eu fazia! Também é sempre um prazer servir ao Senhor sendo mestre familiar, e visitando algumas famílias da minha ala! Isso traz um sentimento de união e um espírito muito doce! Tento sempre continuar vivendo dessa maneira na ala : continuar aprendendo e sendo ensinado pelas pessoas da ala, por palavras ou exemplo; fazer e fortalecer amizades no evangelho, para que essa amizade seja uma benção em minha vida; servir o máximo possível, mesmo em chamados pequenos, e me regozijar no que faço! Sempre que vivi assim minha vida foi mais feliz e fui abençoado por Deus.